terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sras e Srs


Encontrei o blog da minha desgraça. Ok, eu não preciso realmente de ajuda para a desgraça que eu desgraço-me perfeitamente sózinha... mas pronto... De entre muitas e deliciosas receitas esta vai ser provávelmente a minha primeira tirada deste blog. Pelas saudades que tenho de um leite creme tipicamente português.

Leite-creme queimado

Para cerca de 4 a 6 pessoas:
12 gemas
180 g de açúcar
1 l de leite gordo
30 g de farinha de trigo (2 colheres de sopa)
Casca de limão
1 pau de canela
Açúcar para queimar

Bater as gemas com o açúcar.
Dissolver a farinha num pouco do leite e adicionar o leite restante.
Num tacho, colocar o leite com a farinha, a casca de limão e a canela e levar ao lume até que comece a ferver.
Deixar que a farinha coza, mexendo regularmente.
Retirar do lume, remover a casca de limão e a canela e deitar sobre o preparado de gemas e açúcar sem parar de mexer.
Levar de novo ao lume, mexendo bem, apenas até cozer as gemas ( não deixar ferver).
Deitar o creme num prato e deixar arrefecer completamente.
Polvilhar o creme com açúcar e queimar com um maçarico ou uma pá de queimar creme.

Bom apetite!

Sem comentários: